Olho D`Água Do Borges

Rio Grande do Norte

História de Olho D`Água Do Borges - RN

Olho-DAgua do Borges Rio Grande do Norte - RN

O município teve sua origem em antiga propriedade rural do século XVIII, a deduzir-se das posses Domingos Borges de Abreu, posteriormente passada aos herdeiros, ampliada, cultivada e engrandecida por esses.

Construção da Capela de Nossa Senhora de Conceição, em 1840.

Desmebrada do município de Almino Afonso, a Vila de Olho DÁgua do Borges, isolada do sertão, numa região fértil, foi transformada em município em 1963, conservando o topônimo originário do RiachoOlho DÁgua do Borges.

Gentílico: olho-dágua-borgense

Distrito criado com a denominação de Olho-DÁgua do Borges, pela lei estadual nº 603, de 3110-1938, subordinado ao município de Patu. .

No quadro fixado para vigorar no período de 1839-1943, o distrito de Olho-DÁgua do Borges, figura no município de Patu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela lei estadual nº 912, de 24-11-1953, o distrito de Olho-DÁgua do Borges deixa de pertencer ao município de Patu para ser anexado ao novo município de Almino Afonso.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Olho-DÁgua do Borges, figura no município de Almino Afonso.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Olho-Dágua do Borges, pela lei estadual nº 2998, de 17-12-1963, desmembrado de Almino Afonso. Sede no atual distrito de Olho-Dágua do Borges. Constituído do distrito sede. Instalado em 08-06-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada 2007.

Transferência distrital
Pela lei estadual nº 912, de 24-11-1953, transfere o distrito de Olho-DÁgua do Borges do município de Patu para o de Almino Afonso.