Espírito Santo

Rio Grande do Norte

História de Espírito Santo - RN

Espírito Santo Rio Grande do Norte - RN

À origem do município foi a povoação Cana Brava, situada às margens do Rio Jacu, que pertencia ao município de Goianinha. Em 1877, foi distrito de Paz com o nome de Cruz do Espírito Santo.

O povoado desenvolveu-se tendo por base a agricultura e a pecuária, com a penetração das populações vindas de Goianinha e Santo Antônio.

Gentílico: espírito-santense

Distrito criado com a denominação de Espírito Santo ex-povoado, pela lei estadual nº 61, de 2112-1953, subordinado ao município de Goianinha.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Espírito Santo, figura no município de Goianinha.

Pela lei estadual nº 2586, de 20-12-1959, o distrito de Espírito Santo deixa de pertencer ao município de Goianinha, para ser anexado ao novo município de Várzea, criado pela mesma lei acima citado.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Espírito Santo, figura no município de Várzea.

Elevado à categoria de município com a denominação de Espírito Santo, pela lei estadual nº 2726, de 04-01-1962, desmembrado de Várzea. Sede no antigo distrito de Várzea. Constituído do distrito sede. Instalado em 09-01-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital
Pela lei estadual nº 2586, de 20-12-1959, o distrito de Espírito Santo é transferido do município de Goianinha, para ser anexado ao município de Várzea.