Doutor Severiano

Rio Grande do Norte

História de Doutor Severiano - RN

Doutor Severiano Rio Grande do Norte - RN

Desmembrado do município de São Miguel, teve sua origem com a denominação de Mundo Novo, em terras situadas no riacho do mesmo nome, cujos proprietários eram Domingos Lopes Barbalho e Caetano de Barros.

Região mais agrícola do que pastoril, seu crescimento foi lento, determinando pequena aglutinação demográfica. Até 1941, segundo o historiador Anfilóqui Câmara, não havia, no município nenhum aglomerado humano que se revestisse de povoado, além da sede. Mesmo assim, Mundo Novo era Distrito Policial, afirmando movimentação econômica e social de apreciável volume.

Quando de sua criação, o município teve seu nome mudado para Doutor Severiano em homenagem ao grande incentivador da localidade, Francisco Severiano de Figueredo Sobrinho. Advogado, Juiz Municipal de São Miguel, Promotor Público, Prefeito, Consultor Jurídico da Prefeitura e Chefe Político, semeou simpatias por sua operosididade e acolhimento.

Gentílico: severianense

Distrito criado com a denominação de Doutor Severiano ex-povoado de Mundo Novo, pela lei estadual nº 53, de 21-12-1953, subordinando ao município de São Miguel.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Doutor Severiano, figura no município de São Miguel.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Doutor Severiano, por lei estadual nº 2784, de 10-05-1962, desmembrado de São Miguel. Sede no atual distrito de Doutor Severiano expovoado de Mundo Novo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.