Bento Fernandes

Rio Grande do Norte

História de Bento Fernandes - RN

Bento Fernandes Rio Grande do Norte - RN

Barreto, primitivo nome do município, denominava localidade e riacho, sendo seu topônimo originário de antigo posseiro, tido como fundador da situação, de quem ignora maiores vestígios históricos.

Um grande animador da povoação de Barreto, foi o senhor do Engenho Carnaubal, no Ceará-Mirim, Carlos Augusto Carrilho de Vasconcelos, erguendo a capela de São Sebastião, ativando a produção agrícola pelas compras e auxílios financeiros e construíndo uma escola.

Atual nome do município, foi dado em homenagem a Bento Fernandes de Macedo, o qual era agricultor nas campinas, com uma numerosa família de 18 filhos, honesta, laboriosa e dedicada, justificando-lhe a simpatia local. Velho delegado de polícia, morreu assassinado em maio de 1925, ao tentar debelar um tumulto, provocado por forasteiro durante festividade religiosa. A capelinha diante da qual foi morto, a Capela do Sagrado Coração de Jesus, ainda existe, embora em situação precária.

Gentílico: bento-fernandense

Distrito criado com a denominação de Barreto ex-povoado, pela lei estadual nº 2328, de 17-12-1958, subordinado ao município de Taipu.

Elevado à categoria de município com a denominação de Barreto, pela lei estadual nº 2353-A, de 31-12-1958, desmembrado de Taipu. Sede no atual distrito de Barreto ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Pela lei estadual nº 2889, de 25-06-1963, é criado o distrito de Belo Horizonte e anexado ao município de Barreto. Em divisão territorial datada de 1-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Barreto e Belo Horizonte. Pela lei estadual nº 3506, de 16-10-1967, o município de Barreto passou a denominar-se Bento Fernandes. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Bento Fernandes e Belo Horizonte. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Barreto para Bento Fernandes alterado, pela lei estadual nº 3506, de 16-10-1967.