Almino Afonso

Rio Grande do Norte

História de Almino Afonso - RN

Almino Afonso Rio Grande do Norte - RN

O município primitivamente foi chamado de Caieira, em virtude de grande quantidade de depósitos calcáreos existentes na região. O comércio incipiente, originou-se pequena feira, a Feira da Caieira, assim designada por ser realizar nas proximidades de uma caieira. Em 1902, foi erigida a Capela, em torno da qual se formou o primeiro núcleo de habitações.

Ao ilustre prefeito, Senador da República Almino Álvares Afonso natural do lugar.

Gentílico: afonsense

Distrito criado com a denominação de Almino Afonso, pela lei estadual nº 603, de 31-10-1838, subordinado ao município de Patu.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Almino Afonso, figura no município de Patu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Almino Afonso, pela lei estadual nº 912, de 24-11-1953, desmembrado de Patu. Sede no antigo distrito de Almino Afonso. Constituído de2 distritos: Almino Afonso e Olho-D`Água dos Borges, ambos desmembrados do município de Patu. Instalado em 26-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: AlminoAfonso e Olho-D`Água dos Borges.

Pela lei estadual nº 2998, de 17-12-1963, desmembra do município de Almino Afonso odistrito de Olho-DÁgua do Borges. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.