Pinheiral

História de Pinheiral - RJ

Pinheiral
Rio de Janeiro - RJ

A origem do município de Pinheiral encontra-se ligada à de Piraí, município ao qual pertencia até 1997. O território do município de Piraí foi desbravado em conseqüência do trânsito realizado entre a região das Minas Gerais e o Rio de Janeiro, através do Rio Paraíba. O núcleo primitivo desenvolveu-se junto à pequena capela de Santana do Piraí, erguida por volta de 1772.

A localidade rapidamente progrediu, atraindo inúmeros colonos que buscavam terras férteis. Em 1817, foi elevada à categoria de freguesia, com a denominação de Santana do Piraí e, motivado pelo processo de contínuo desenvolvimento, apoiado na economia cafeeira, o governo concedeu autonomia, elevando à categoria de vila em 1837.

A vila de Santana do Piraí adquiriu foros de cidade em 1874 e, segundo a divisão administrativa de 1911, o município chamou-se apenas Piraí. Ao final do século XIX, a implantação da Estrada de Ferro D. Pedro II provocou a transferência da polarização para os núcleos vizinhos de Santana de Barra e Barra do Piraí. Durante as primeiras décadas do século XX, dois influxos econômicos importantes viriam reativar a economia municipal: a implantação da represa Nilo Peçanha e a fábrica de papéis Pirahy.

Gentílico: pinheiralense

Distrito criado com a denominação de Pinheiro, pela lei estadual nº 1360, de 21-11-1916, subordinado ao município de Piraí. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito figura no município de Piraí.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936, e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 1056, de 31-12-1943, o distrito de Pinheiro passou a denominar-se Pinheiral.

No quadro fixado para vigorar em 1944-1948, o distrito já denominado Pinheiral permanece no município de Piraí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Pinheiral permanece no município de Piraí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Pela lei municipal nº 307, de 07-11-1991, alterada os limites entre os distritos de Pinheiral , Arrozal e Piraí.

Em divisão territorial datada de I-VI-1995, o distrito de Pinheiral permanece no município de Piraí.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pinheiral, pela lei estadual nº 2408, de 13-06-1995, desmembrado de Piraí. Sede no antigo distrito de Pinheiral. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Pinheiro para Pinheiral alterado pelo decreto-lei estadual nº 1056, de 31-12-1943.