Macuco

História de Macuco - RJ

Macuco
Rio de Janeiro - RJ

A história de Macuco e Cordeiro está intimamente ligada à construção da linha férrea, em 1860, construída pelo Barão de Nova Friburgo, unindo suas fazendas cafeeiras Boa Sorte, Gavião e Laranjeiras, localizadas na região conhecida como Sertões do Macuco, de forma a facilitar o escoamento das grandes safras para a capital, Rio de Janeiro. A ligação das três fazendas chamou a atenção do cantagalense Bernardo Clemente Pinto, que resolveu tomar para si a responsabilidade da construção de outro ramal férreo dividido em três seções: de Vila Nova a Cachoeiras; de Cachoeiras a Nova Friburgo e de Nova Friburgo a Cantagalo. E foi nessa ocasião que nasceu o povoado de Macuco.

A colonização dos atuais municípios de Cordeiro e Macuco teve origem à margem esquerda do Rio Macuco, próximo da fazenda Cordeiro. Em 1883, novos fluxos de colonização, lavradores e artífices chegaram à região. O desenvolvimento da localidade proporcionou a criação, em 1890, do distrito de Cordeiro, subordinado ao município de Cantagalo. O progresso apresentado pelo distrito motivou a criação do município de Cordeiro, em 1891, sendo a sede municipal elevada à categoria de vila. No entanto, essa autonomia durou pouco tempo, retornando o município de Cordeiro a sua antiga situação de distrito de Cantagalo. A reintegração na categoria de município somente realizou-se em 1943.

Cordeiro era uma área eminentemente agrícola, cultivando sobretudo café, que aos poucos foi substituído pela pecuária. No início deste século, o município se tornou centro urbano de certa importância, em nível regional, pois, apesar de a implantação das indústrias de cimento ter sido em Cantagalo, a maioria dos trabalhadores reside em Cordeiro.

Em 1997, foi instalado o município de Macuco, antigo segundo distrito de Cordeiro.

Gentílico: macuquense

Distrito criado com a denominação de Macuco, pela deliberação estadual de 10-09-1890, subordinado ao município de Cantagalo.

Elevado a categoria de vila com a denominação de Macuco, pelo decreto estadual nº 249, de 09-05-1891. Pelo decreto estaduais nos 1, de 8 de maio e 1-A, de 03-06-1892, teve sua categoria de Vila extinta voltando a categoria de distrito.

Em divisão Administrativa referente ao ano de 1911, Macuco figura como distrito do município de Cantagalo.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936, 31-XII-1937. Pelo decreto-lei estadual nº.1055, de 12-1943, confirmado pelo de nº 1056, de 1943, o
distrito de Macuco deixa de pertencer ao município de Cantagalo para ser anexado o novo município de Cordeiro.

Em divisão territorial datada de 01-VII-195o, o distrito de Macuco permanece no município de Cordeiro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960. Teve a sua área urbana estabelecida pela lei municipal n.º 61, de 26-06-1979.

Teve os seus limites com o distrito sede do município de Cordeiro fixados pela Lei Municipal nº.315, de 03 de janeiro de 1990.

Em "Síntese" de 31-Xll-1994, o distrito de Macuco permanece no município de Cordeiro.

Elevado à categoria de município com a denominação de Macuco, pela lei estadual nº 2497, de 28-12-1995, desmembrado de Cordeiro, Cantagalo e São Sebastião do Alto. Sede no antigo distrito de Macuco. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-Vll-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.