Ecoporanga

Espirito Santo

História de Ecoporanga - ES

A história de Ecoporanga remonta a 1937, quando um dos precursores do desenvolvimento da região, Jacinto Antônio Dias, doou uma área de terra de 28 hectares, para a formação do núcleo populacional que receberia a denominação de Patrimônio do Quinze, depois Nova Betânia, Rubinópolis e, finalmente, Ecoporanga.

Distrito criado com a denominação de Ecoporanga, pela Lei Estadual nº 776, de 29-12-1953, subordinado ao município de Joeirana.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ecoporanga, pela Lei Estadual n.º 897, de 12-01-1955, desmembrado do município de Joeirana. Sede no antigo distrito de Joeirana. Constituído de 5 distritos: Ecoporanga, Cotaxé, Joaçuba, Joeirana, Novo Horizonte. Todos desmembrados do município de Joeirana. Instalado em 09-04-1955.

Pela Lei Estadual n.º 16, de 1956, a sede do município passou a denominar-se Ecoporanga.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município já denominado Ecoporanga é constituído de 5 distritos: Ecoporanga, Cotaxé, Joaçuba, Joeirana e Novo Horizonte.

Pelo Decreto Estadual n.º 264, de 15-09-1963, do Espírito Santo e Decreto Estadual n.º 7.166, de 15-09-1963, de Minas Gerais, o distrito de Joeirana passou a integrar definitivamente ao Estado de Minas Gerais.

Pela Lei Estadual n.º 3.046, de 14-05-1976, foram criados os distritos de Imburana e Santa Luzia do Norte e anexados ao município de Ecoporanga.

Em divisão territorial datada de I-I-1979, o município é constituído de 6 distritos: Ecoporanga, Cotaxé, Imburana, Joaçuba, Novo Horizonte e Santa Luzia do Norte.

Pelo Artigo 15 das Disposições Organizacionais Transitórias da Lei Orgânica do Município de Ecoporanga, é criado o distrito de Santa Terezinha e anexado ao município de Ecoporanga.

Em divisão territorial datada de I-VI-1995, o município é constituído de 7 distritos: Ecoporanga, Cotaxé, Imburana, Joaçuba, Novo Horizonte, Santa Luzia do Norte e Santa Terezinha.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 7 distritos: Ecoporanga, Cotaxé, Imburana, Joaçuba, Novo Horizonte, Santa Luzia do Norte e Santa Terezinha.

Em divisão territorial datada de 2011, o município é constituído de 8 distritos: Ecoporanga, Cotaxé, Imburana, Joaçuba, Muritiba, Praia dos Baianos, Santa Luzia do Norte e Santa Terezinha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.