Tupãssi

Paraná

História de Tupãssi - PR

A origem do município de Tupãssi remonta ao final da década de 1940 e início da década de 1950, quando chegaram na região os primeiros colonizadores vindos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e também com variadas etnias, como italianos, alemães e portugueses, dando início aos futuros povoados.

Quando chegaram os pioneiros, o local da sede atual do município chamava-se Gleba Quatro Lambari, mas também era conhecido por Memória, Gleba Quatro e Colônia Pindorama e pertencia ao município de Guaíra. Em 1960, passou a fazer parte do município de Toledo e, em 1966, do município de Assis Chateaubriand.

O nome é originário da Fazenda Tupãssi de propriedade da Colonizadora Norte do Paraná, situada no Mato Grosso. É de origem tupi e significa mãe do deus raio.

Distrito criado com a denominação de Tupãssi, pela Lei Estadual n.º 5.486, de 31-01-1967, anexado ao município de Assis Chateaubriand.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Tupãssi figura no município de Assis Chateaubriand.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tupãssi, pela Lei Estadual n.º 7.270, de 27-12-1979, desmembrado de Assis Chateaubriand. Sede no antigo distrito de Tupãssi. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1983.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.