Tamarana

Paraná

História de Tamarana - PR

Entre os anos de 1915 e 1925, a região conhecidas por Três Bocas recebia os primeiros safristas que penetravam na mata virgem abrindo picadas em clareiras próximas das nascentes das águas.

Em 1927, diversas famílias já estavam instaladas na região, destacando-se as famílias: Moreira, Sutis e Fabrício que formaram núcleos de moradores que levaram seus nomes: Bairro dos Moreiras, Bairro dos Sutís, Bairro dos Fabrícios. Posteriormente chegaram outros colonizadores, dentre às quais destacamos: Evaristo Camargo, Francisco Moraes, Olímpio Moraes, Ibrahim Gerbes, Antônio Nogueira, Júlio Isidoro Nascimento, mais conhecido por Júlio Nogueira.

Foi por iniciativa do pioneiro Evaristo Camargo, que construiu a capelinha a São Roque, seu santo protetor e de sua devoção, que surgiu um agrupamento de casas que passou a atrair os tropeiros vindos de Tibagi, São Jerônimo da Serra e outras regiões.

O primeiro estabelecimento comercial na localidade foi instalado por Alfredo DÁvila. O setor religioso era atendido pelo padre Ferrúcio Zanetti, da paróquia de Tibagi, que vinha a cavalo e celebrava missas na residência de Evaristo Camargo e de outros moradores. Os casamentos e registro de nascimento eram feitos na localidade de Queimadas (atual Ortigueira).

João Marcondes foi o primeiro a cultivar a cana-de-açúcar e a fabricar açúcar mascavo, que comercializava para os demais moradores.

A mudança do nome de São Roque para Tamarana foi uma sugestão da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, para que não houvesse confusão com o município de São Roque no estado de São Paulo.

Distrito criado com a denominação de São Roque, pela Lei Estadual n.º 2.713, de 20-03-1930, subordinado ao município de Tibagi.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de São Roque figura no município de Tibagi.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 7.573, de 20-10-1938, o distrito de São Roque foi transferido do município de Tibagi para o de Londrina.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de São Roque figura no município de Londrina.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 199, de 30-12-1943, o distrito de São Roque tomou a denominação de Tamarana.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Tamarana figura no município de Londrina.

Pela Lei Estadual n.º 790, de 14-11-1951, o distrito de Tamarana foi transferido do município de Londrina, para constituir o novo município de Araruna.

Pela Lei Estadual n.º 1.175, de 21-07-1953, o distrito de Tamarana volta a pertencer ao município de Londrina.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Tamarana figura no município de Londrina.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tamarana, pela Lei Estadual n.º 11.224, de 13-12-1995, desmembrado do município de Londrina. Sede no antigo distrito de Tamarana. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.