Santa Inês

Paraná

 

História de Santa Inês - PR

Origem Histórica. Os primeiros colonizadores da localidade foram Claro Ferreira Lima, Roberto Bartholomeu Santos Mariano, José Macena, Josafá Mathias de Souza, Manuel Gomes, José Francisco da Silva e outros.


Contribuiu para o desenvolvimento o trabalho desenvolvido pela Companhia Colonizadora Imobiliária de Catanduvas, que adquiriu do Estado, parte das terras do povoado e as loteou. Em 1952, José Gabiate e Salate, residentes em São Paulo adquiriram parte das terras de Claro Ferreira Lima, José Macena e mais de Josafá Mathias de Souza e as transformaram em loteamento urbano.


Em 26 de novembro de 1954, com a criação do município de Itaguajé, o povoado de Santa Inês passou à sua jurisdição. O núcleo foi elevado à categoria de Distrito Administrativo e Judiciário de Itaguajé no dia 06 de janeiro de 1961, pela Lei n.º 4.311.


Em 25 de janeiro de 1961, através da Lei Estadual n.º 4.338, com território desmembrado de Itaguajé, foi criado o município de Santa Inês, sendo instalado a 03 de dezembro do mesmo ano. O nome da cidade é de origem geográfica, em referência ao Ribeirão Santa Inês.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade