Salto Do Itararé

Paraná

História de Salto Do Itararé - PR

A colonização da Região que abrange o município de Salto do Itararé foi obra de famílias mineiras, que começaram a chegar na região por volta de 1900.

Nessa época, a região era ocupada por índios guaranis e conhecida como lugar da Balsa dos índios, pertencia ao município de São José da Boa Vista.

O primeiro proprietário de terras da localidade foi Narciso Marinho, que aos poucos, dividiu e vendeu suas terras aos mineiros.

A sede do povoado teve origem na Fazenda Salto do Itararé, onde foram doados 28 alqueires de terras a Santo Antônio de Pádua, em nome da Mitra Diocesana de Jacarezinho, com a finalidade de que, com a venda das terras, construísse uma Igreja em homenagem ao Santo.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Siqueira Campos o distrito de Salto do Itararé.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Salto Itararé, pela Lei Estadual n.º 4.245, de 25-07-1960, desmembrado do município de Siqueira Campos. Sede no antigo distrito de Salto do Itararé. Constituído de 2 distritos: Salto do Itararé e Maribondo, ambos desmembrados do município de Siqueira Campos. Instalado em 15-11-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Salto do Itararé e Maribondo.

Pela Lei Estadual n.º 5.619, de 24-08-1967, o distrito de Maribondo foi transferido do município de Salto do Itararé para o de Siqueira Campos.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.