Rosário Do Ivaí

Paraná

História de Rosário Do Ivaí - PR

A evolução da ocupação das áreas que compreendem o município de Rosário do Ivaí seguiu do desenvolvimento político e econômico da microrregião de Ivaiporã. A região recebeu os primeiros habitantes entre a década de 20 e 40 quando moradores provenientes das regiões de Reserva, Cândido Abreu e outras se fixam nessas terras.

Apresentavam-se dispersos ou em pequenas aglomerações de casas, como nos casos de Formiga (hoje Boa Vista da Santa Cruz), Pinhal Grande e Vargem Grande, que foram recentemente desmembrados de Rosário do Ivaí.

Juntamente à caça e à pesca, esses habitantes praticavam a agricultura de subsistência. A única atividade lucrativa consistia em vender os porcos que eram criados em mangueirões pelos chamados surfistas que tocavam as varas até as Formigas, Vargem Grande, Rio Branco ou Faxinal. De lá, eram levados para a comercialização na cidade de Ponta Grossa/PR.

Na década de 1960, já se viam lavradores produzindo arroz, feijão e milho cujas produções eram levadas até Apucarana por caminhão em estrada de terra de forma precária.

Na metade da década de 1960, viam-se casebres de madeira e palmiteiros como o hotel de Sr. Romão esboçando uma pequena vila. Nessa época, começam a se fixar os descendentes de poloneses e ucranianos provenientes dos municípios de Reserva e Cândido de Abreu.

Formavam-se ruas por onde passavam as pessoas fazendo compras e cavaleiros buscando e levando mantimentos. O açougue do Francisco Paraíba, a máquina de arroz do Antônio Botega, a farmácia do Feitosa, o bar do Sr. Hilário, o armazém de secos e molhados do Pedro Hass e a vendinha do João Pilat foram algumas das casas comerciais pioneiras que começaram a dar forma a futura cidade de Rosário do Ivaí.

O nome de Rosário foi dado devido à religiosidade do primeiro prefeito de Grandes Rios, João Leandro Barbosa (município ao qual Rosário era integrada) ou, segundo alguns, está relacionado com a abundância da planta monocotiledônea que circundava os lagos e córregos da região cujos frutos eram usados como contas de rosário pelos fiéis católicos.

Distrito criado com a denominação de Rosário, pela Lei Estadual n.º 7.106, de 17-11-1979, com terras desmembradas do distrito de Rio Branco, subordinado ao município Grandes Rios.

Elevado à categoria de município com a denominação de Rosário, pela Lei Estadual n.º 8.399, de 30-10-1986, desmembrado do município de Grandes Rios. Sede no antigo distrito de Rosário. Constituído do distrito sede. Instalado 01-01-1989.

Pela Lei Estadual n.º 8.542, de 06-06-1987, o município de Rosário tomou a denominação de Rosário do Ivaí.

Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.