Renascença

Paraná

História de Renascença - PR

A criação do município de Renascença foi fruto da campanha denominada Marcha para o Oeste.

Para facilitar o desenvolvimento, foi criada a Colônia Agrícola General Osório (CANGO), tendo sito fator da origem da prosperidade da região. Grande foi o impulso trazido com a construção da estrada de Clevelândia a Francisco Beltrão, hoje denominada Estratégica ou PR-5. Ao longo da estrada, surgiu um povoado cujo nome primitivo foi Vargem Bonita. Este povoado foi totalmente destruído quando palco de sangrentos combates entre elementos revoltosos e as forças do governo, na Revolução de 1924.

Segundo relatos do Sr. João Padilha, que foi o 1º secretário da prefeitura, um tal Martins, que tinha terras na região do Jaracatiá em Francisco Beltrão, certa vez passando com a safra de porcos por aqui, parou para descansar e depois seguir para Clevelândia, quando observou que estavam sendo construídas várias casas simultaneamente e então disse que este lugar estava Renascendo.

Mais tarde, quando este mesmo Martins foi vereador de Clevelândia, foi criado nessa região 2 distritos: um que pertencia Pato Branco e se chamava Vargem Bonita e o que pertencia a Clevelândia estava sem nome, daí o Sr. Martins lembrou-se das construções que aqui havia presenciado e deu a ideia de chamar o distrito de Renascença, certamente também influenciado pela revolução artística e cultural da Renascença Italiana, uma vez que Martins tinha estudado em Curitiba e era um homem muito culto.

Distrito criado com a denominação de Vargem Bonita, pela Lei Estadual n.º 2, de 10-10-1947, subordinado ao município de Clevelândia.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Vargem Bonita figura no município de Clevelândia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela Lei Estadual n.º 790, de 14-11-1951, o distrito de Vargem Bonita foi transferido do município de Clevelândia, para constituir o novo município de Pato Branco.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Vargem Bonita figura no município de Pato Branco.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Renascença, pela Lei Estadual n.º 4.245, de 25-07-1960, desmembrado do município de Pato Branco. Sede no atual distrito Renascença (ex-Vargem Bonita). Constituído do distrito sede. Instalado em 29-11-1961.

Pela Lei Estadual n.º 4.776, de 21-11-1963, é criado o distrito de Baulândia e anexado ao município de Renascença.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Renascença e Baulândia
Pela Lei Estadual n.º 4.901, de 11-08-1964, é criado o distrito de Canela e anexado ao município de Renascença.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 3 distritos: Renascença, Baulândia e Canela.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.