Ramilândia

Paraná

História de Ramilândia - PR

Os primeiros colonizadores, a sua maioria nordestinos e mineiros, chegaram à esta região na década de 60 e, após realizarem a derrubada da mata virgem, iniciaram suas plantações de milho, rami e café.

A vila surgiu em função de três grandes fazendas: Rami, Padroeira do Brasil e Água Cristalina. Um dos primeiros pioneiros a chegar na região, em 09 de agosto de 1960, foi a família de João Gonçalves da Fonte e Maria de Lurdes Orbolato da Fonte. Outro pioneiro, Sebastião Dino Dias, chegou à região em 1965.

A primeira denominação de Ramilândia foi Mina, por existir uma nascente nesta localidade, onde os moradores e viajantes se serviam de água. Pela Lei Estadual n.º 172, de 1º de outubro de 1972, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Medianeira.

Várias lideranças locais trabalharam para transformar o distrito em município, entre elas, o presidente da Comissão de Emancipação, o sr. Vivaldino Fontanive. Em 30 de janeiro de 1991, através da Lei Estadual n.º 9.562, foi criado o município de Ramilândia, com território desmembrado do município de Matelândia. A instalação oficial deu-se no dia 1º de janeiro de 1993.

O nome dado à localidade é homenagem à Fazenda Rami, que no início de suas atividades dedicou-se ao cultivo de rami, cujo produto é destinado à indústria têxtil.