Presidente Castelo Branco

História de Presidente Castelo Branco - PR

Presidente Castelo Branco
Paraná - PR

O Município de Presidente Castelo Branco está localizado no Norte do Paraná. Esta região teve sua colonização planejada por uma companhia inglesa, a Companhia de Terras Norte do Paraná foi vendida a um grupo paulista e passou a se chamar Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. A nova administração fundou em 1946 a cidade de Maringá, tornando-se a sede da porção mais ocidental da Companhia.

No final dos anos quarenta, a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná definiu a localização e iniciou a colonização do Patrimônio Iroi, cuja palavra é originária da língua indígena e significa Água Fria.

A Companhia Melhoramentos Norte do Paraná estabeleceu, inicialmente, dezeseis quadras comportando entre seis e trinta e duas datas, com extensão dos lotes variando entre 550 a 950 metros. Os primeiros lotes foram comercializados em 1948, cerca de 2,51% do total de terrenos disponíveis.

No dia 19 de abril de 1948, o Senhor Paulo Crestani adquiriu o primeiro lote urbano. Os demais adquirentes de terrenos neste ano foram Joaquim M. Domingues, Jacomo Pascoal, Clarice Monguilad e Pedro Antonio Strioto, sendo este o primeiro morador e comerciante de Iroi.

Os que se faziam proprietários de lotes rurais possuíam o interesse da produção de café, e os que adquiriam um lote de área urbana tinham como principal objetivo tornarem-se comerciantes ou prestar serviços à comunidade. Mas um objetivo era único e desejado por todos, o progresso, o desenvolvimento econômico e o crescimento de Iroi.

Sua formação e desenvolvimento estão intrinsecamente associados ao ciclo da expansão cafeeira do Estado do Paraná. Mais tarde, as plantações de café foram gradativamente sendo substituídas pelas lavouras de milho, trigo, soja e algodão.

Gentílico:

Em 16 de março de 1954, Iroi foi elevado à categoria de Distrito, pertencente ao Município de Nova Esperança.

O Município foi criado através da Lei Estadual nº 4.992 de 21 de dezembro de 1964, com o nome de Presidente Castelo Branco, em homenagem ao Presidente da República Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Sua instalação ocorreu no dia 29 de novembro de 1965.