Porecatu

Paraná

História de Porecatu - PR

HISTÓRICO DE PORECATU

Foi fundado em 1.941, por Ricardo Lunardelli e seus filhos João e Urbano.

Ricardo Lunardelli, proprietário de uma vasta gleba de terras, dividiu-as em lotes e as vendeu, facilitando assim, a sua aquisição por parte de grande número de colonos promovendo o povoamento da região, fundando assim a Usina Central Paraná, Agricultura, Indústria e Comércio, o maior complexo industrial sucroalcooleiro do Paraná, criando milhares de empregos, consolidando o desenvolvimento e progresso da região norte do Paraná.

A primeira denominação dada pelos Lunardelli a este povoado foi Brasília. Pela lei Estadual n°. 199 de 30 de Dezembro de 1.943 passou a ser Distrito Judiciário Comarca de Sertanópolis e passou a denominar-se Porecatu, que em Tupi-Guarani significa Cachoeira Bonita, originado do Salto Capivara do Rio Paranapanema.

Em 1.947 foi elevado à categoria de Município pela Lei n°. 02 de 10 de Outubro de 1.947, sendo desmembrado de Sertanópolis e instalado no dia 05 de Novembro de 1.947.

Pela Lei n°. 23 de 14 de Janeiro de 1.948, foi criada a Comarca de Porecatu, e instalada no dia 27 de Janeiro de 1.949, sendo o primeiro Juiz de Direito o Doutor Octávio Bezerra Valente. O primeiro Prefeito de Porecatu foi o Senhor José Patrocínio Silva, sendo o mesmo indicado e nomeado pelo então Governador do Estado, Moisés Lupion.

O primeiro Prefeito eleito pelo povo foi o Doutor Ângelo Ninno (1.947 1.951).

Gentílico: porecatuenses.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
O Distrito Judiciário foi criado com a determinação de Porecatu pela Lei n°. 199 de 30 de Dezembro de 1.943.

Pela Lei n°. 2 de 10 de Outubro de 1.947, foi elevado à categoria de Município, sendo desmembrado de Sertanópolis e constituído de 2 Distritos: Porecatu e Alvorada do Sul.

Lei Estadual n°. 790 de 14 de Novembro de 1.951, criou os Municípios de Alvorada do Sul e Florestópolis, reduzindo Porecatu ao Distrito-sede.

Em 14 de Janeiro de 1.948, foi criada a Comarca de Porecatu, pela lei n°. 23.