Pitangueiras

Paraná

História de Pitangueiras - PR

Em 1942, Antônio Rodrigues Paes doou um alqueire de suas terras em Rolândia para que se constituísse o chamado patrimônio de Santo Antônio, administrado pela Igreja Católica. No ano seguinte, inaugurou-se a igreja matriz de Santo Antônio com uma missa rezada pelo padre Bernardo Merckel. Dentro do Patrimônio de Santo Antônio, começou a crescer uma povoação, inicialmente formada por um pequeno comércio, bar, farmácia e casas de cerealistas.

A região onde estava o Patrimônio de Santo Antônio foi elevada a distrito administrativo de Rolândia em 1954 com o nome de Pitangueiras, em referência ao rio Pitangueiras. Os moradores mais antigos afirmam que o nome deve-se à grande quantidade de pitangueiras que havia na região.

Em 1960, a região passou a constituir um Distrito Judiciário com a instalação de um Cartório Distrital. O processo de emancipação política foi estimulado pelo pároco local, padre Cózimo Damiani. Os recursos da própria comunidade foram utilizados na construção de casas populares em terrenos doados, o que causou o rápido crescimento populacional do então distrito.

Distrito criado com a denominação de Pitangueiras (ex-povoado de Santo Antônio), pela Lei Estadual n.º 790, de 14-11-1951, subordinado ao município de Rolândia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Pitangueiras, figura no município de Rolândia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pitangueiras, pela Lei Estadual n.º 9.389, de 28-09-1990, desmembrado do município de Rolândia. Sede no antigo distrito de Pitangueiras. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.