Pinhalão

Paraná

História de Pinhalão - PR

H I S T Ó R I A D E P I N H A L Ã O - PR

Nos idos de 1.921 a Estrada de Ferro da Rede Ferroviária Federal S/A na intenção de transportar o precioso carvão mineral das minas de Cambuí e Figueira, na época pertencentes ao Município de Curiúva, aos grandes centros brasileiros para abastecimento das industrias que prosperavam, dos navios a vapor, bem como o trem, implantou a linha férrea, denominada de Ramal do Rio do Peixe, cortando o Município de Tomazina de Leste a Oeste.

Partindo então, de Wenceslau Braz, ao atingir o Quilometro 51 de sua extensão, ergueu-se uma Estação Ferroviária, necessária às manobras de locomotivas, bem como ao depósito de dormentes, pertences e bens da referida rede.

Este local, ou seja o Quilômetro 51 da Estrada de Ferro, situado nas terras pertencentes ao Senhor Geraldo Vieira da Fonseca e sua esposa Senhora Ana Vieira, rico pela flora e fauna, começou a atrair jovens aventureiros sedentos da exploração da região com plantio de roças para a engorda de suínos, que seriam facilmente introduzidos no Comércio em Jaguariaíva, com o advento desse meio de transporte, tão eficiente - o trem.

Foi assim que os ilustres proprietários, compartilhando desse iminente desenvolvimento econômico do local, cederam partes de suas terras aos primeiros habitantes deste lugar denominado Pinhalão.

ORIGEM DO NOME:

Quando da chegada dos primeiros habitantes o Pinheiro era abundante e toda área se constituía de vastos pinheirais que nativos se perdiam na linha do horizonte. Tal riqueza de majestosa mata, atraiu também muitos caboclos que vinham a procura de emprego e tornaram a palavra "Pinhalão" um substantivo aumentativo da palavra pinheirais, cravando na historia a denominação que de geração em geração se perpetua com civismo nesse gesto caboclo de denominar o Quilômetro 51 de Patrimônio do Pinhalão.