Maripá

História de Maripá - PR

Maripá
Paraná - PR

O começo do povoamento da região oeste do Paraná está intimamente ligado à colonização empreendida pela Industrial Madeireira Colonizadora Rio - Paraná S/A, e não é à toa que a cidade tem o mesmo nome da companhia. Assim como acontecera com outros municípios da região, Maripá se encontrava dentro do plano de colonização da Madeireira.

Em relatórios desenvolvidos pela colonizadora, em 1955, é possível observar as metas que a empresa tinha para as terras. A Fazenda Britânia foi adquirida, primeiramente, pela sociedade inglesa Companhia de Maderas Del Alto Paraná e transferida para a Companhia Maripá em 1946.

Com a chegada dos colonizadores, os trabalhos de extração de madeira e erva-mate se intensificaram, ocasionando a necessidade de criar a Vila de Maripá. A fundação da Vila estava marcada para o dia 28 de maio de 1953. As chuvas vieram e impediram a realização do acontecimento para tal data. O dia foi trocado, e em 04 de junho de 1953 foi fundada a Vila Maripá.

Os primeiros colonizadores, de origem alemã, vieram de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os trabalhos eram intensos e a economia nos primórdios se baseava na extração e comércio de madeira. Com o desmatamento começaram a surgir outras alternativas, começou então o plantio de café, mas este cultivo não obteve muito sucesso.

A partir de 1955, a suinocultura e a cultura do milho, além da extração de madeira, eram as principais atividades econômicas. Com o passar dos anos foram se intensificando outras culturas, e 1960 foi o então conhecido ciclo da menta (hortelã) e da criação de gado de corte.

No ano de 1964, o plantio de soja foi intensificado, a moto mecanização fez com que essa atividade se tornasse a principal até os dias atuais.

Gentílico:

Em 17 de abril de 1990, pela Lei nº 9.226/90, a Vila Maripá foi elevada à categoria de Município.