Marechal Cândido Rondon

Paraná

História de Marechal Cândido Rondon - PR

Marechal Cândido Rondon é uma cidade típica germânica onde os traços do povo e as construções enxaimel preservam a cultura européia.

A ocupação do território local foi estimulada a partir das ações da Empresa Colonizadora, denominada Industrial Madeireira Rio Paraná S/A Maripá, em meados dos anos cinqüenta. A busca do alargamento da fronteira agrícola, aliada à proposta de exploração da erva mate, a policultura de subsistência, dentre outros fatores econômicos, foram determinantes à formação do núcleo populacional que deu origem ao município de Marechal Cândido Rondon.

A Companhia Colonizadora Maripá, além de explorar as riquezas vegetais presentes no território Oeste do Paraná, desmembrou o espaço em pequenas propriedades rurais e comercializou-as para colonos oriundos dos vizinhos Estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Em 1953, a vila General Rondon passou a ser distrito de Toledo e, em 25 de julho de 1960, passou à condição de município, recebendo o nome de Marechal Cândido Rondon. A emancipação política do município foi em 1960.

Distrito criado com a denominação General Rondon, pela Lei Municipal n.º 17, de 06-07-1953, subordinado ao município de Toledo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o distrito de General Rondon figura no município de Toledo. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município, com a denominação de Marechal Cândido Rondon, pela Lei Estadual n.º 4.245, de 25-07-1960, sendo desmembrado de Toledo. Sede no atual distrito de Marechal Cândido Rondon. Constituído de 5 distritos: Marechal Cândido Rondon, Margarida, Mercedes, Porto Mendes e Quatro Pontes, todos desmembrados do município de Toledo. Instalado em 02-12-1961.

Pela Lei Municipal n.º 31, de 31-07-1962, é criado o distrito de Entre Rios e anexado ao município de Marechal Cândido Rondon.

Pela Lei Estadual n.º 52, de 29-12-1962, é criado o distrito de Pato Bragado e anexado ao município de Marechal Cândido Rondon.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963 o município é constituído de 7 distritos: Marechal Cândido Rondon, Entre Rios, Margarida, Mercedes, Pato Bragado, Porto Mendes e Quatro Pontes.

Pela Lei Municipal n.º 95, de 25-05-1964, é criado o distrito de Vila Iguiporã e anexado ao município de Marechal Cândido Rondon.

Pela Lei Estadual n.º 5.645, de 03-10-1967, o distrito de Mercedes tomou a denominação de Nova Mercedes.

Pela Lei Municipal n.º 291, de 20-04-1967, é criado o distrito de Novo Três Passos e anexado ao município de Marechal Cândido Rondon.

Pela Lei Municipal n.º 456, de 17-09-1968, é criado o distrito de São Roque e anexado ao município de Marechal Cândido Rondon.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968 o município é constituído de 11 distritos: Marechal Cândido Rondon, Entre Rios, Margarida, Nova Mercedes, Novo Três Passos, Pato Bragado, Porto Mendes, Quatro Pontes, São Roque e Vila Iguiporã.

Pela Lei Municipal n.º 640, de 25-08-1970, é criado o distrito de Novo Horizonte e anexado ao município de Marechal Cândido Rondon.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1971 o município é constituído de 11 distritos: Marechal Cândido Rondon, Entre Rios, Margarida, Nova Mercedes, Novo Horizonte, Novo Três Passos, Pato Bragado, Porto Mendes, Quatro Pontes, São Roque e Vila Iguiporã.

Pela Lei Estadual n.º 6.924, de 02-09-1977, o distrito de Vila Iguiporã passou a chamar-se simplesmente Iguiporã.

Em divisão territorial datada de 1-I-1971 o município é constituído de 11 distritos: Marechal Cândido Rondon, Entre Rios, Iguiporã, Margarida, Nova Mercedes, Novo Horizonte, Novo Três Passos, Pato Bragado, Porto Mendes, Quatro Pontes e São Roque.

A Lei Estadual n.º 9.299, de 18-06-1990, desmembra do município Marechal Cândido Rondon o distrito de Pato Bragado, elevado à categoria de município.

A Lei Estadual n.º 9.301, de 18-06-1990, desmembra do município Marechal Cândido Rondon o distrito de Entre Rios, elevado à categoria de município com a denominação de Entre Rios do Oeste.

A Lei Estadual n.º 9.368, de 13-09-1990, desmembra do município de Marechal Cândido Rondon o distrito de Quatro Pontes, elevado à categoria de município.

A Lei Estadual n.º 9.370, de 13-09-1990, desmembra do município Marechal Cândido Rondon o distrito de Nova Mercedes, elevado à categoria de município com a denominação de Mercedes.

Em divisão territorial datada de 1995 o município é constituído de 7 distritos: Marechal Cândido Rondon, Iguiporã, Margarida, Novo Horizonte, Novo Três Passos, Porto Mendes e São Roque. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1999.

Pela Lei n.º 2.807, de 23-05-1993, é criado o distrito de Bom Jardim e anexado ao município Marechal Cândido Rondon.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 8 distritos: Marechal Cândido Rondon, Bom Jardim, Iguiporã, Margarida, Novo Horizonte, Novo Três Passos, Porto Mendes e São Roque. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.