Mandirituba

Paraná

História de Mandirituba - PR

A Estrada da Mata, que cortava os Campos Gerais do Paraná e ia até os Campos de Lages, propiciou o estabelecimento de muitas propriedades agrícolas na região, onde hoje encontra o município de Mandirituba, muitas fazendas se desenvolveram, acompanhando os ciclos econômicos inerentes à sua época.

O período do extrativismo da madeira foi considerado um ciclo devastador no Estado do Paraná, no entanto de grande importância, por permitir a expansão das frentes colonizadoras. Depois da madeira se tornar um dos principais produtos de exportação, propiciou o início do ciclo agroindustrial no Estado.

No ano de 1900 foi instalada uma serraria na localidade denominada Fazenda Rio Grande, dentro do território do município de São José dos Pinhais. A propriedade era da empresa Irmãos Bettega Ltda., que foram os responsáveis pela construção das duas primeiras casas comerciais e de uma escola. Mais casas foram sendo construídas e o lugar se desenvolveu.

Em 1909, o crescente lugarejo de Estrada de Mandirituba foi elevado a distrito, simplificando sua denominação para Mandirituba. Nessa época seu território pertencia à Comarca de São José dos Pinhais. Em 1960, Mandirituba foi elevada à categoria de município.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de São José dos Pinhais o distrito de Mandirituba. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mandirituba pela Lei Estadual n.º 4.245, de 25-07-1960, sendo desmembrado de São José dos Pinhais. Sede no antigo distrito de Mandirituba. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-11-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963 o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Estadual n.º 5.532, de 20-02-1967, é criado o distrito de Areia Branca do Assis e anexado ao município de Mandirituba.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968 o município é constituído de 2 distritos: Mandirituba e Areia Branca do Assis. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela Lei Estadual n.º 7.521, de 16-11-1981, é criado o distrito de Fazenda Rio Grande e anexado ao município de Mandirituba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: Mandirituba, Areia Branca do Assis e Fazenda Rio Grande. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

A Lei Estadual n.º 9.213, de 26-01-1990, desmembra do município de Mandirituba o distrito de Fazenda Rio Grande, elevado à categoria de município.