Lobato

Paraná

História de Lobato - PR

O município de Lobato está situado na região setentrional do Paraná, onde o ciclo cafeeiro formou uma população com elementos oriundos de todos os quadrantes do país.

O nome dado ao município de Lobato data do início de seu desbravamento. Foi dado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP) em homenagem ao ilustre escritor brasileiro Monteiro Lobato.

Sua fundação iniciou-se com a vinda da missão inglesa, no ano de 1923, chefiada pelo Lord Montagu para colonizar o Norte do Paraná. No ano de 1924, quando a referida Companhia se estabeleceu na região, fundando a cidade de Londrina, a vasta zona de terras situadas nas bacias dos rios Paranapanema, Ivaí, Tibagi e Piquiri era sertão bruto.

Os primeiros moradores da localidade, então situada no município de Arapongas, estabeleceram-se ali, no ano de 1948. Entre esses pioneiros figuram Ildefonso Martins Portelinha, Haride Cavalete e Oscar Coutrin Ribeiro.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Lobato, pela Lei Estadual n.º 2.804, de 31-07-1956, desmembrado do município de Santa Fé. Sede no atual distrito de Lobato (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 14-12-1956.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.