Japurá

Paraná

História de Japurá - PR

Fundada em 28/11/1963, obteve emancipação em 13/12/1964. Localiza-se próximo ao Trópico de Capricórnio, à Noroeste do Estado do Paraná, zona fisiográfica do Ivaí. Japurá tem 162,08 Km² de área total. Confronta-se ao Norte com São Carlos do Ivaí, ao Sul com São Tomé, ao Leste com São Carlos do Ivaí e a Oeste com Indianópolis.

O abastecimento de água é realizado pelo SAMAE: Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, localizado à Rua São Januário, Jardim Modelo, Município de Japurá. O abastecimento de água atende aproximadamente 2.800 imóveis.

Por volta do ano de 1953, algumas clareiras abriram-se nas cercanias do local designado pelo nome Japurá.

As primeiras derrubadas foram feitas na parte oeste e sudeste do futuro município, de vez que os pioneiros tinham mais acesso dessa parte, pois a cidade de Jussara era o último reduto para os mesmos, enquanto Cianorte contava apenas com duas ou três "vendas" de secos e molhados e São Tomé só tinha uma picada central, que futuramente deu lugar a uma avenida principal.

No mesmo ano, o Sr. Moisés Rodrigues estabeleceu uma venda em seu sitio. No mesmo logradouro, mais tarde foi construída uma igrejinha e uma escola. A primeira linha de ônibus deu-se nesse mesmo local, já que Japurá, até então não existia.

No lugar designado pelo engenheiro chefe Vladimir Babkov da companhia Melhoramentos Norte do Paraná para ser construída a cidade de Japurá em fins de 1954, estabeleceu-se o Sr. Irineu Batista Câmara, primeiro morador da cidade e que seria também o primeiro e bem merecido prefeito. Como agente corretor da referida imobiliária, ao Sr. Irineu B. Câmara foi fácil obter um pequeno terreno à esquerda de quem esta chegando a cidade, vindo da estrada que liga São Tome a Japurá e estabeleceu uma venda de secos e molhados.

Após a derrubada da mata no local da cidade, esse senhor mudou-se para o leste da cidade, na saída para Florai e São Jorge atual estrada porto velho. Outros vieram nos meses subseqüentes, e assim se processou a ocupação da cidade.