Ivaí

Paraná

História de Ivaí - PR

Por volta de 1850, começaram a se estabelecer no território onde hoje se localiza Ivaí, os primeiros imigrantes europeus, principalmente poloneses, alemães e holandeses. Estes fundaram as colônias de Taió, Ivaí e Bom Jardim que formavam o povoado de Ipiranga.

Em 7 de dezembro de 1894 Ipiranga foi elevada á Vila com área desmembrada do município de Ponta Grossa.

Pelo decreto-lei estadual número 199, de 30 de dezembro de 1943 o distrito de Bom Jardim passa a se chamar BituMirim.

Pela lei estadual número 4382 de 10 de junho de 1961, desmembra do município de Ipiranga o distrito de Ivaí. Elevado a categoria de município.

Pela lei estadual número 5295, de 21 de março de 1966, transfere o distrito de Bitumirim do município de Ipiranga para o município de Ivaí. Pela lei estadual número 5301, de 22 de abril de 1966, o distrito de Bitumirim passou a denominar-se Bom Jardim do Sul.

A economia de Ivaí atualmente baseia-se no setor primário com destaque para a agropecuária. A extração da erva-mate é uma atividade significativa, representando uma das importantes fontes de renda de Ivaí.