Itaguajé

Paraná

História de Itaguajé - PR

Itaguajé Paraná PR

Remontam ao século XVI as primeiras referências históricas da região onde hoje se situa o Município de Itaguajé e que tem a origem de sua história, nas expedições castelhanas e nas penetrações das bandeiras portuguesas.

Em Itaguajé surgiu um reduto de índios batizados que viviam na redução de Nossa Senhora do Loreto. Esta redução foi fundada pelos padres jesuitas Mazete e Cstaldino, localiza-se à margem esquerda do Rio Paranapanema na confluência deste com o Rio Pirapó, local hoje denomindo Pontal do Paranpanema.

Efetivamente, a região Norte do Paraná, na bacia do Paranapanema, foi a primeira a ser invadida pelos espanhóis que resolveram tomar posse das terras para o Rei de Espanha, destruindo as reduções e os padres espanhóis foram obrigados a abandonar a região; fundando, no local, a Provínica de Guaíra.

Em 1610, os padres jesuítas espanhóis fundaram na Província de Guaíra, ao longo do Rio Paranapanema, entre outras, a Redução de Santo Inácio Mini.

Em 1629, porém os bandeirantes paulistas, na sua luta pela posse das terras, em busca de ouro, comandados por Antonio Raposo Tavares invadiram a Província de Guaíra, destruíram as reduções e expulsaram os Jesuítas e os dominadores castelhanos, reconquistando extensa faixa de terras para o Brasil.

Data, portanto, do início do século XVII, a penetração do território onde hoje se localiza o Município de Itaguajé. Isso, entretanto, não significa que a comuna seja tão antiga, pois muitos anos depois desses acontecimentos, a região voltou ao domínio dos indígenas, para, desaparecidos estes, cair no mais completo abandono.

Em 1924, o Doutor Manuel Firmino de Almeida, engenheiro civil, requereu e obteve do Governo do Estado do Paraná, a concessão de uma gleba de terras devolutas pertencentes ao patrimônio do Estado, dentro das quais se encontravam as ruínas da histórica Redução de Santo Inácio Mini.

Aquele engenheiro fundou na região, decorridos quatro séculos da fundação das Reduções Jesuítas, o povoado de Santo Inácio que, em 1947 figurava como Distrito Administrativo do Município de Jaguapitã.

Por volta de 1950, surgia na área do Distrito de Santo Inácio, uma outra povoação que recebeu a denominação de Boa Esperança.

O Povoado de Boa Esperança, sob o influxo de um bandeirantismo moderno e com a política de loteamento das terras, fixando o homem ao solo, teve rápido desenvolvimento tendo por base, principalmente, a cultura do café que transformou todo o Norte do Paraná.

Em 14 de novembro de 1951, pela Lei Estadual nº 790, o Distrito de Santo Inácio foi elevado à categoria de município e, em função desta mesma Lei, o Patrimônio de Boa Esperança passou à condição de Distrito Administrativo do novo município mas, tendo sua denominação alterada para Itaguajé. Em 1954, Itaguajé foi elevado à categoria de município autônomo, desmembrado que foi do de Santo Inácio.

A denominação do município é de origem indígena e significa: Ita = pedra; Guajé = misteriosa/grande. Itaguajé = Pedra Misteriosa/grande.

Gentílico: itaguajeense

Distrito criado com a denominação de Itaguajé (ex-povoado), pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, no município de Santo Inácio (ex-redução de Santo Inácio).

Elevado à categoria de município com a denominação de Itaguajé, pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Itaguajé. Sede no atual distrito de Itaguajé ex­povoado de Boa Esperança. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-11-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.