Icaraíma

Paraná

História de Icaraíma - PR

Em 1955 a Cobrinco (Companhia Brasileira de Imigração e Colonização) dirigida pelo Sr Hermes Vissoto, iniciou o loteamento, desmatamento e planejamento da cidade de Icaraíma em 25 de Julho de 1955, cujo significado em Tupi-Guaraní é Terra Abençoada e na língua Caigangue, significa Lugar Sagrado.

Em 1955, foi criado o Distrito de Porto Camargo, que hoje se destaca como ponto turística do Município.

A instalação do Município deu-se a 25 de Julho de 1960, pela Lei Municipal nº 4245, Icaraíma foi elevada a categoria de Município, desmembrando-se do Município de Cruzeiro do Oeste, e com a ajuda do Governador do Estado do Paraná, o Sr. Moysés Lupion, nomeia o cidadão José Cardeal de Souza, para exercer o cargo de Prefeito do Município de Icaraíma.

Alguns moradores se destacaram na história e Política de nossa cidade; e por isso são lembrados como: Raul Barbosa Dias, José Cardeal de Souza, Natal Manosso, Hermes Vissoto, Leonildo Souza, Francisco de Assis, o Tenente Assunção, Adriano dos Santos, José Martins, Joaquim, Alberto Dias, José Ferreira de Souza, Antônio Duarte Bento, Ezequiel Bispo de Oliveira, Dino Fernandes Frederico, Marcelino e Francisco (Português) e outro.