Formosa Do Oeste

Paraná

História de Formosa Do Oeste - PR

FORMOSA DO OESTE - PARANÁ

Etimologia. Formosa Adjetivo feminino. Origina-se do latim formosus... de bela aparência, bonita. (AGC).

do Contração da preposição de (posse), com o artigo masculino o.

Oeste Origina-se do anglo-saxão west, pelo francês ouest, que designa ponto cardeal à esquerda do observador, voltado para o norte; ponto de esfera celeste situado ao lado do ocaso dos astros. (ABHF).

Origem Histórica. Em 1958, o desbravador de sertões Ênio Pipino, diretor da Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná Ltda, lançou os fundamentos para a colonização de Formosa do Oeste.

A denominação Formosa advém de uma declaração da Srª. Nilza Pipino, esposa do Sr. Ênio Pipino, ao admirar-se da formosura expressa na imponência e densidade das matas e fertilidade da terra. A Srª. Nilza Pipino, que deu o nome à cidade, faleceu em acidente aéreo na cidade de Maringá, na década de oitenta.

Os primeiros moradores do patrimônio foram Dario Moreira Castilho, João Maçaneiro, Miguel Stalte, Ozias Messias e Euclides Vieira Garcia. Para facilidade de ligação entre Formosa e o município de Goio-Erê, o pioneiro Euclides Garcia construiu uma balsa no Rio Piquiri. Formosa foi se desenvolvendo, principalmente, em função da fertilidade de seu solo, próprio para o cultivo do café.

Em 06 de janeiro de 1961, pela Lei n.º 4.311, o núcleo Formosa foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Cascavel. Pela Lei n.º 4.382, de 10 de junho de 1961, foi criado o município de Formosa. A instalação oficial ocorreu no dia 08 de dezembro de 1961, sendo primeiro prefeito municipal o sr. Ataliba L. Chateaubriand. A Lei n.º 6.956, de 18 de novembro de 1977, alterou a denominação do município para Formosa do Oeste.