Água Doce Do Norte

Espirito Santo

História de Água Doce Do Norte - ES

O atual município de Água Doce do Norte foi fundado como distrito no dia 22 de outubro de 1949, em território doado pelo fazendeiro Domingos Marculino, pertencente ao município de Barra do São Francisco.

O desenvolvimento tão rápido deveu-se ao fato de a localidade ter sua economia concentrada na cultura do café em fase áurea desse produto.

Distrito criado com a denominação de Água Doce, pela Lei Estadual n.º 265, de 22-10-1949, subordinado ao município de Barra de São Francisco.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Água Doce figura no município de Barra do São Francisco.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Água Doce do Norte, pela Lei Estadual n.º 4.066, de 06-05-1988, desmembrado de Barra de São Francisco. Sede no antigo distrito de Água Doce. Constituído de 4 distritos: Água Doce, Governador Lacerda de Aguiar, Santo Agostinho e Vila Nelita. Todos desmembrados do município de Barra de São Francisco. Instalado em 01-01-1989.

Pela Lei Estadual n.º 4.166, de 28-07-1988, é criado o distrito de Santa Luzia do Azul e anexado ao município de Água Doce.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído de 5 distritos: Água Doce do Norte, Governador Lacerda de Aguiar, Santa Luzia do Azul, Santo Agostinho e Vila Nelita.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.