Cafezal Do Sul

Paraná

História de Cafezal Do Sul - PR

Cafezal do Sul - PR
A colonização da região iniciou-se 1952. pela colonizadora Cafezal que adquiriu 18.000 alqueires do Estado do Paraná para fins de ocupação da área.

O desbravamento inciou-se com a vinda de várias pessoas , principalmente de origem nordestina, no qual se destacam os senhores Cipriano José da Silva ( 1952 ), José Felix Santana ( 1952 ), Sr. Custódio conhecido como Zé Canção ( paraibano ) e João Barbosa que também era empreiteiro da colonizadora Cafezal na construção de estrada e na derrubada das matas.

A chegada dos desbravadores nordestinos vindos, principalmente, do estado de São Paulo, onde
o trabalho estava escasso, era de ônibus até Umuarama e a pé, animal ou jipe até Cafezal. Os trabalhos da companhia Melhoramento Norte do Paraná abrangiam até Umuarama: Cafezal era colonizada pela Colonizadora Cafezal, daí a dificuldade de acesso para aqueles que vinham pelo norte do estado depois de desembarcar em Umuarama.

A primeira casa de madeira, construída na área urba foi de propriedade do Sr. Manoel Ribeiro Coutinho, em 1953.

A primeira escola construída pela própria colonizadora ( 1955 ) e denominava-se grupo escolar Rui Barbosa, tendo como professoras as senhoras: Maria Siloto Canova e Maria Krominski.
A origem do nome Cafezal deu-se em função do própio nome nome da colonizadora que desbravou a região e foi dada pela mesma.
Aos nascidos em Cafezal do Sul chamamos de Cafezalense do Sul ou Cafezalense.

Gentílico: cafezalense

Distrito criado com a denominação de Cafezal, pela lei municipal nº 32, de 28-09-1967, subordinado ao município de Iporã.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Cafezal permanece no município de Iporã.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cafezal do Sul, pela lei estadual nº 9345, de 20-07-1990. desmembrado de Iporã. Sede no atual distrito de Cafezal do Sul ex-Cafezal. Constituído de 3 distritos: Cafezal do Sul, Guaiporã e Jangada. Todos desmembrados de Iporã. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de I-VI-1995, o município é constituído de 3 distritos: Cafezal do Sul Guaiporã e Jangada.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital
Cafezal para Cafezal do Sul alterado, pela lei estadual nº 9345, de 20-07-1990.