Assis Chateaubriand

Paraná

História de Assis Chateaubriand - PR

Situada no oeste paranaense, no início, era apenas uma região inexplorada do município de Guaíra.

Na década de 1950, a empresa Colonizadora Norte do Paraná começou a desbravar a região do Vale do Piquiri com a derrubada da mata, abertura de campo de pouso para o desembarque de funcionários e diretores da empresa e abertura do povoado.

Em 1960, o pequeno povoado que pertencia ao município de Guaíra passou a pertencer a Toledo, sendo denominado distrito de Tupãssi, que em tupi guarani significa "mãe de Deus". Antes, outros nomes designavam a localização: Campos dos Baianos e Cidade Morena.

O topônimo é uma homenagem ao jornalista Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello.

Distrito criado com a denominação de Assis Chateaubriand, pela Lei Estadual n.º 4.582, de 27-06-1962, subordinado ao município de Toledo.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Assis Chateaubriand, figura no município de Toledo.

Elevado à categoria de município com a denominação de Assis Chateaubriand, pela Lei Estadual n.º 5.389, de 27-08-1966, desmembrado de Toledo. Sede no atual distrito de Assis Chateaubriand (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 14-03-1967.

Pela Lei Estadual n.º 5.486, de 31-01-1967, é criado o distrito de Tupãssi e anexado ao município de Assis Chateaubriand.

Pela Lei Estadual n.º 5.489, de 31-01-1967, é criado o distrito de Bragantina e anexado ao município de Assis Chateaubriand.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 3 distritos: Assis Chateaubriand, Bragantina e Tupãssi.

Pela Lei Estadual n.º 6.920, de 02-09-1977, é criado o distrito de Encantado dOeste e anexado ao município de Assis Chateaubriand.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 4 distritos: Assis Chateaubriand, Bragantina, Encantado dOeste e Tupãssi.

Pela Lei Estadual n.º 7.270, de 27-12-1979, desmembra do município Assis Chateaubriand o distrito de Tupãssi. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 3 distritos: Assis Chateaubriand, Bragantina e Encantado dOeste.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.