Ariranha Do Ivaí

Paraná

História de Ariranha Do Ivaí - PR

De 1940 a 1960, o nome era Arroio Bonito da Fazenda Ubá.

Com o aumento da população, a companhia Ubá destinou uma área para loteamento urbano, que recebeu o nome de Ariranha. A capela existente no Arroio Bonito foi transferida para o povoado e tinha o nome de capela de Nossa Senhora do Rosário.

Recebeu imigrantes, principalmente descendentes de ucranianos e poloneses, que eram na sua maioria da religião católica.

Acredita-se que recebeu o nome Ariranha por estar próximo ao Ribeirão Ariranha, ribeirão este que era hábitat natural do animal existente em grande quantidade em suas margens e leito.

Distrito criado com a denominação de Ariranha, pela Lei Estadual n.º 5.671, de 18-10-1967, subordinado ao município de Ivaiporã.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Ariranha, figura no município de Ivaiporã.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ariranha do Ivaí, pela Lei Estadual n.º 11.257, de 21-12-1995, desmembrado de Ivaiporã. Sede no atual distrito de Ariranha do Ivaí. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.