Arapuã

Paraná

História de Arapuã - PR

O núcleo irradiador da colonização do atual município de Arapuã foi Ivaiporã, a partir das décadas de quarenta e cinquenta do século XX.

Dentre as famílias pioneiras, assinalamos as de Antônio Salvador, Augusto Ferreira da Silva, José Dias Neto, Alcino Branco, Plácido Vieira Rocha, Uria Alves, João Mathias, Sílvio Kurten, Nelson Butini, Sebastião Uída, José Paskizuk, Alvino Cândido de Carvalho, Francisco Antônio dos Santos (Chiquinho), José Soares Gomes, João Kozak, Alderico Nardini, Jaime Salvador e Manoel Claudemiro da Cruz.

João Zuco loteou uma chácara que tinha nas proximidades do povoado em formação. Esta iniciativa permitiu que a localidade viesse a crescer.

Distrito criado com a denominação de Arapuã, pela Lei Estadual n.º 5.528, de 20-02-1967, subordinado ao município de Ivaiporã.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Arapuã, figura no município de Ivaiporã.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado à categoria de município com a denominação de Arapuã, pela Lei Estadual n.º 11.219, de 08-12-1995, desmembrado de Ivaiporã. Sede no antigo distrito de Arapuã. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.