Arapongas

Paraná

História de Arapongas - PR

O município de Arapongas, situado na região norte do Paraná, resultou da iniciativa da Companhia de Terras Norte do Paraná, pioneira do povoamento da região. O idealizador e fundador da cidade de Arapongas foi William da Fonseca Brabason Davids, diretor da Companhia de Terras Norte do Paraná, que, na época da fundação de Arapongas, exercia o cargo de prefeito de Londrina. No ano de 1935, o comerciante francês Renê Cellot e sua filha Geanine Cellot compraram os primeiros lotes de terrenos destinados à construção urbana. Assim, em 1935, Renê Cellot e sua filha se estabeleceram com uma casa comercial no mesmo local onde ainda hoje se encontra o prédio do Banco Brasileiro de Descontos. No mesmo ano foi aberto e vendido o primeiro lote agrícola Floriano Freire. Imediatamente, diversos outros lavradores, de diferentes nacionalidades, fixaram residência no lugar e se estabeleciam com casas de comércio.

Nos anos seguintes foram povoadas as glebas destinadas às colônias formadas por imigrantes japoneses e eslavos, surgindo, assim, em 1937, as já povoadas colônias Esperança e Orle, que contribuíram para o progresso e expansão do novo patrimônio. Arapongas continuou a fazer parte do território do município de Londrina até o ano de 1943, quando foi criado o município de Rolândia, ao qual passou a pertencer como distrito. Devido à falta de transportes, o distrito crescia vagarosamente, o que se agravou ainda mais em decorrência das restrições motivadas pela segunda grande guerra. Nessas condições, até o ano de 1945, a sede distrital possuía aproximadamente 600 casas e era servida pela então Estrada de Ferro São Paulo-Paraná.

Pela riqueza das terras, apropriadas para cultura do café, e pela facilidade para escoamento da produção, arapongas oferecia as condições necessárias para emancipação, que se verificou a 10 de outubro de 1947.

Distrito criado, com a denominação de Arapongas, pelo decreto-lei estadual n.º 199, de 30-12-1943, subordinado ao município de Caviúna.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939 a 1943 o distrito de Arapongas figura no município de Caviúna.

Elevado à categoria de município, com a denominação de Arapongas, pela Lei Estadual nº 2, de 10-10-1947, foi desmembrado de Caviúna, tendo como sede o atual distrito de Arapongas e sendo constituído de 3 distritos: Arapongas, Astorga e Sabaudia, todos criados pela Lei Estadual citada. Instalado em 01-11-1947.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950 o município é constituído de 3 distritos: Arapongas, Astorga e Sabaudia.

Pela Lei Estadual n.º 790, de 14-11-1951, é desmembrado do município de Arapongas o distrito de Astorga, elevado à categoria de município.

Pela Lei Estadual n.º 253, de 26-11-1954, é desmembrado do município de Arapongas o distrito de Sabáudia, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955 o município é constituído do distrito sede.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 2014.