Ampére

Paraná

História de Ampére - PR

Elevado a categoria de municipio pela Lei 4.348 de 11 de abril de 1961.

Animados com a riqueza da terra, em 1948, começaram a chegar os primeiros desbravadores no local onde é hoje o Município de Ampére. A colonização foi realizada, inicialmente, por migrantes paranaenses vindos de Pato Branco e Francisco Beltrão. Outros, vindos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, chegaram mais tarde, pelo picadão aberto para ligar Pato Branco a Santo Antônio do Sudoeste. Criado através da Lei Estadual nº 4348, de 11 de abril de 1961, e instalado em 28 de novembro de 1961, foi desmembrado de Santo Antônio do Sudoeste. Conforme alguns antigos moradores, o nome da cidade surgiu de um grupo de pescadores, de cidades vizinhas, os quais encontrando-se na escuridão da noite disseram: Se construíssemos uma barragem neste rio, quantos ampéres de energia teríamos, daí o nome de Ampére ao rio e a localidade.