Simões

Piauí

História de Simões - PI

Simões Piauí - PI

Antes de habitada, a região de Simões era uma antiga fazenda de gado, segundo os vestígios aí encontrados: uns troncos velhos de curral, uma barragem de cal e pedra no rio Boa Vista e um vetusto cemitério cercado de madeira. Em 1886, um senhor de nome Arcênio Lopes dos Reis achou por bem construir uma capela dentro daquele cemitério, a qual ficou concluída no mesmo ano. Nessa época passou Simões a ter o seu primeiro habitante, um homem de nome Liberato, que já encontrou o topônimo até hoje conservado. Em 1887, foram residir ali mais duas famílias João Raimundo de Oliveira e Sanô Lopes. Com a chegada deste moradores, a localidade veio a ser visitada aos domingos e dias-santos por pessoas residentes nas fazendas vizinhas, tendo-se criado ali, em 1888, uma feira para a venda de produtos agrícolas, situada à sombra de juazeiros existentes à margem do rio Boa Vista.

Mais tarde a feira passou a realizar-se em um galpão construído pelos moradores do lugar, onde hoje se localiza a cidade de Simões. Com a edificação do galpão e o conseqüente desenvolvimento da feira, surgiram-lhe em torno alguns quartos para a venda de mercadorias, inciativa que partiu de João Raimundo de Oliveira, primeiro comerciante da localidade, ao tempo em que foram levantadas casas residenciais, o que contribuiu para que, já em 1910, se apresentasse o lugar características de povoado. No ano de 1917 reuniram-se os católicos e, com a colaboração do Vigário da Paróquia de Jaicós, a que era subordinado eclesiasticamente o povoado, contribuíram uma capela sob a invocação de São Simão, padroeiro do lugar.

Gentílico: simonense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Simões, pela lei estadual nº 1046, de 22-07-1954, desmembrado de Jaicós. Sede no atual distrito de Simões ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 18-12-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.