Santo Inácio Do Piauí

História de Santo Inácio Do Piauí - PI

Santo Inácio do Piauí
Piauí - PI

Os primeiros donos das terras de Santo Inácio foram os jesuítas. Ainda hoje existem marcas da presença dos religiosos naquela cidade, localizada em meia a caatinga. Entre elas a Casa Grande e o Banheiro dos Padres, (em um olho d′água). Havia ainda uma capela que foi destruída em 1945. Depois dos jesuítas o governo instalou ali uma fazenda nacional. Quando a fazenda foi fechada as terras passaram a pertencer ao Estado.

Havia muitos carnaubais que passaram a ser explorados. Também no lugar havia extração da borracha da maniçoba. Aos poucos, exploradores de várias regiões começaram a instalar-se no lugar formando o povoado Brejo de Santo Inácio. Também foi instalado uma feira livre que logo ganhou fama. Daí em diante foi rápido o desenvolvimento do povoado. Sua emancipação, porém, só chegou em 1963.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Santo Inácio do Piauí, pela Lei Estadual nº 2550, de 09-12-1963, desmembrado do município de Simplício Mendes.

Sede no atual distrito de Santo Inácio do Piauí (ex-povoado de Santo Inácio).

Constituído do distrito sede. Instalado em 30-04-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.