Pimenteiras

Piauí

História de Pimenteiras - PI

Pimenteiras Piauí - PI

Pouco se sabe acerca dos antecedentes históricos de Pimenteiras. Aproximadamente, em 1865, chegaram os primeiros habitantes do então arraial de Pimenteiras. Sobressai, dentre eles, o sr. Evaristo Brás de Sousa, acompanhado da família, que instalou ali uma pequena fazenda de gado, sendo considerado um dos fundadores do atual município. Em 1894, vieram os srs. Enéias da Silva Nogueira, João José Dantas e Manuel José Dantas, que também se instalaram e iniciaram a vida na lavoura e criação de gado. Outros povoadores foram chegando, destacando-se os srs. José Pereira Paula, Alexandre de Melo Barbosa e Xisto Vitoriano de Carvalho. O patrimônio territorial de Pimenteiras foi desmembrado do de Valença do Piauí, com a criação do município pela lei estadual número 1040, de 16 de julho de 1954.

A instalação solene verificou-se a 25 do mesmo mês e ano. Seu primeiro Prefeito, nomeado interinamente pelo Governador do Estado, foi o cidadão Pedro Nogueira Pereira, que dirigiu os destinos da comuna até 31 de novembro de 1955, quando os entregou ao primeiro Prefeito constitucional eleito a 3 de outubro de 1954, sr. Zacarias de Souza Filho. A origem do topônimo admite inúmeras versões: a mais aceitável é que diz ser originário da tribo de índios Pimenteiras, que habitava as margens da lagoa Pimenteiras.

Gentílico: pimenteirense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Pimenteiras, pela lei estadual nº 1040, de 16-07-1954, desmembrado de Valença do Piauí. Sede no atual distrito de Pimenteiras ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 25-07-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.