Manoel Emídio

Piauí

História de Manoel Emídio - PI

Manoel Emídio Piauí - Pi

O município Manoel Emídio era conhecido nos seus primórdios com Cana Brava do Félix. Só por volta de 1952 é que a localidade passa a desenvolver-se, quando já se encontram construída 15 pequenas casas de palha. Nesse ano, chega ao povoado o Sr. Zulmiro Ferreira de Souza, que vinha assumir a direção de uma das escolas municípais do município de Bertolina. Em 1955 foram abertas as duas primeiras casas comerciais uma do professor Zulmiro e outra do Sr. Luiz Gonzaga de Araújo.

A emancipação política do povoado foi conseguida através da lei estadual nº 2.159, de 2 dezembro de 1963, tendo a sua instalação oficial ocorrida a 31 de março de 1964. Esse movimento teve nos senhores Zulmiro Ferreira de Souza. José Leal Moreira e Quintino Moreira da Silva os seus principais líderes.

Gentílico: manoel-emidense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Manoel Emídio pela lei estadual nº 2519, de 02-12-1963, desmembrado de Bertolina. Sede no atual distrito de Manoel Emídio ex-povoado de Canabrava do Félix. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-03-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.