Caridade Do Piauí

Piauí

História de Caridade Do Piauí - PI

Caridade do Piauí Piauí - PI

O município de Caridade, situado no alto sertão piauiense, terra de sol, causticante, onde pedras e rocha, caatinga e espinhos completam a paisagem de uma região carente que sofre com intensidade os efeitos da seca que assola periodicamente o Estado, teve como primeiro habitante, vindo da Data Mamonas, o Senhor Zuca Santos, o qual foi senhor de escravos, após a abolição da escravatura no Brasil. Outros moradores vieram posteriormente ajudar a povoar aquela localidade que, inicialmente, recebeu a denominação de Lagoa do Boi, por existir ali uma lagoa onde o rebanho bovino da região vinha mitigar a sede. Entre as famílias tradicionais do lugar, destacou-se a de Francisco Araújo, conhecido por Chico da Vaca ou ainda Chico Grosso, casado com a Senhora Marculina Maria de Araújo e seus seis filhos: José Francisco de Araújo, Joaquim Francisco de Araújo, João Francisco de Araújo, Ursulino Francisco de Araújo e Maria Marculina de Araújo.

Dois dos filhos do Senhor Francisco Araújo não se casaram: Ursulino e Maria Marculina e continuaram morando na Casa Velha de Lagoa do Boi, após a morte dos pais. Certo dia, já bem velhinhos, acolheram no seu teto, um viajante desconhecido, homem religioso e carismático, que vinha acompanhado de uma comitiva o qual havia saído de Jaicós e dirigia-se a Paulistana, para celebrar um evento.

Gentílico: caridadense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Caridade do Piauí, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias, da constituição estadual de 0510-1989, com topônimo, área territorial e limites estabelecidos pela lei estadual nº 4680, de 26-011994, desmembrado de Simões. Sede no atual distrito de Caridade do Piauí ex-povoado de Caridade. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.