Antônio Almeida

Piauí

História de Antônio Almeida - PI

Antônio Almeida - PI Piauí - PI

As Terras do Município de Antônio Almeida foram desbravadas por Agostinho de Freitas Varão que. por volta de 1940, adquiriu de Raimundo Vertunes da Rocha uma gleba situada na Data Urucu, onde instalou a. fazenda Valparaíso, plantou cana-de-açúcar e montou engenho para fabricação de rapadura e aguardente de cana.

Em 1948, Agostinho de Freitas Varão resolveu fazer doação de um hectare ao Estado, onde foi construído um Grupo Escolar, que funcionou a partir de 1949.

O rápido desenvolvimento da povoação foi atribuído aos dois primeiros comerciantes de Antônio Almeida, Martinho Gomes dos Santos e Vítor Vertunes da Rocha. Liderados pelo então Deputado Estadual João Clímaco de Almeida, os comerciantes Gervásio Gonçalves Guimarães, Raimundo Alves de Carvalho e Antônio da Silva Ribeiro promoveram a criação do Município, o que ocorreu em 1963. O topônimo foi dado em homenagem ao influente político da região.

Gentílico: antônio-almeidense

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Antônio Almeida, pela lei estadual nº 2514, de 02-12-1963, desmembrado do Guadalupe. Sede no atual distrito de Antônio Almeida ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-031964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.