Santa Terezinha

Pernambuco

História de Santa Terezinha - PE

Santa Teresinha Pernambuco - PE

A povoação teve início no local denominado Caldeirão das Bestas e as terras foram doadas pelos senhores Salviano Monteiro de Souza e Joaquim Mateus de Souza, no ano de 1928.

Os primeiros habitantes da povoação foram os agricultores: Salviano Monteiro de Souza, Manoel Simão da Silva, João Nunes da Costa e Manoel Ferreira da Silva.

A primeira missa celebrada na povoação, foi em 1929, pelo padre Sebastião Rabelo, vigário da paróquia de São José do Egito. Hoje a igreja encontra-se no mesmo local onde foi construída a capelinha inicial, tendo como padroeira, Santa Terezinha.

A primeira feira foi realizada no ano de 1929.

Gentílico: santa-terezinhense

Distrito criado com a denominação de Tigre, pela lei municipal nº 120-A, de 19-12-1919, subordinado ao município de São José do Egito.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Teresinha, pela lei estadual nº 4.990, de 20-12-1963, desmembrado do município de São José do Egito. Instalado em 06-03-1964.

O município é Têrmo judicial da Comarca de São José do Egito e é composto por distrito único.

LOCALIZAÇÃO MUNICIPAL
O município está localizado na Macrorregião do Sertão Pernambucano e na Microrregião do Pajeú, com uma área territorial de 218,6 km2, limitando-se ao Norte com o estado da Paraíba e Brejinho, ao Sul com Tabira e São José do Egito, ao Leste com São José do Egito, ao Oeste com Tabira.

A sede municipal está a 808 m de altitude em relação ao nível do Mar, Tem sua posição geográfica determinada pelo paralelo de -7º 27 40.8 da latitude -37º 28 48.7 de longitude.

O clima é semiárido quente, com temperaturas variando entre 20º C e 36ºC.