Sanharó

Pernambuco

História de Sanharó - PE

Sanharó Pernambuco - PE

Fontes históricas revelam que o povoamento das terras do município teve início entre fins do século XVIII, por portugueses, quando da doação da sesmaria da Ararobá a José Vieira de Melo. O primeiro local da penetração foi área territorial onde atualmente se localiza a Vila de Jenipapo, seguindo-se as demais regiões. A povoação do Sanharó foi fundada por José Francisco Leite, que em princípios do século XVIII atuou no cartórios de órfãos e de paz. A origem do topônimo vem da existência de uma árvore onde havia um ninho de abelhas denominadas sanharó que significa, no vocábulo indígena: zangado ou excitado.

Gentílico: sanharoense ou sanharoara

Distrito criado com a denominação de Sanharó, pela lei municipal nº 18, de 12-11-1912, subordinado ao município de Pesqueira.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Sanharó permanece no município de Pesqueira.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Sanharó, pela lei estadual nº 375, de 24-12-1948, desmembrado de Pesqueira. Sede no antigo distrito de Sanharó. Constituído de 2 distritos: Sanharó e Jenipapo. Desmembrado de Pesqueira. Instalado em 02-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Sanharó e Jenipapo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1963.

Pela lei municipal nº 388, de 03-12-1966, é criado o distrito de Mulungu e anexado ao município de Sanharó.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 3 distritos: Sanharó, Jenipapo e Mulungu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.