Chã Grande

Pernambuco

História de Chã Grande - PE

Chã Grande Pernambuco - PE

Entre os anos de 1879 e 1878, começaram a povoar as terras de Sr. Joaquim Amaro, sendo este Sr. um dos primeiros habitantes da futura vila, que até então pertencia ao município de Vitória de Santo Antão.

Naquela época era chamada MUNBUCAS, e, nos anos mais tarde passaram a pertencer ao Sr. José Machado.

No ano de 1878 aproximadamente, já com um pequeno número de casas, surgiu o nome deCHÃ GRANDE, por se encontrar localizada numa chã muito grande.

A primeira capela foi construída pelo povo sob a orientação do Frade Biapino. Esta capela deu lugar hoje à bela MATRIZ (construída também pelo povo), que se localiza quase na parte central da cidade, cujas obras foram iniciadas sob orientação do Padre José Florentino e concluídas pelo atual Padre João Inácio Ferreira. Ainda como fundador temos o Padre Melo,
Gentílico: chã-grandense

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no de Gravatá o distrito de Chã Grande.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Chã Grande permanece no município de Gravatá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Chã Grande, pela lei estadual nº 4961, de 20-12-1963, desmembrado de Gravatá. Sede no antigo distrito de Chã Grande. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-03-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.