Cedro

Pernambuco

História de Cedro - PE

Cedro Pernambuco - PE

Havia no fim do século passado, um campo de pastagem natural, muito conhecido por Campo do Cedro, em virtude de uma frondosa árvore existente no local com o mesmo nome. Então o Sr. Manoel Joaquim Leite, proprietário das terras, alí edificou sua residência, que também foi a primeira casa construída. Daí por diante foram se multiplicando até que em 1933 construíram uma capela que recebeu o nome de capela do cedro.

A realização da primeira feira do povoado se deu em 1937, quando na oportunidade, foi doado pelo Sr. Francisco de Assis Leite e família o terreno que constitui o atual patrimônio de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Graças a fertilidade de seu solo, o povoado continuou a progredir, passando a distrito e finalmente sendo emancipado politicamente do município de Serrita em 18 de maio de 1964, que teve como seu patrono o coronel Francisco Filgueira Sampaio (Chico Romão) e o primeiro prefeito, Gumercindo da Silva Bem.

Gentílico: cedrense

Formação Administrativa:
Distrito criado com a denominação de Cedro, pela lei municipal nº 62, de 10-05-1957, subordinado ao município de Serrita.

Em divisão territorial datada de 1960, o distrito de Cedro figura no município de Serrita.

Elevado à categoria de município com a denominação de Cedro, pela lei estadual nº 4963 de 2012-1963, desmembrado de Serrita. Sede no antigo distrito de Cedro. Constituído do distrito sede. Instalado em 18-05-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.