Tacima

Paraíba

História de Tacima - PB

O povoamento de Tacima começou a partir do século XVII. No entanto, historiadores fazem referência a presença de expedições portuguesas e holandesas no período de 1643 a 1645, pois existe registro de que eles foram até o Rio Grande do Norte a procura de célebre Mina de Cunhaú.

Desenvolveu-se pelo comércio, atividade essa beneficiada pela localização geográfica, pela imensa cultura de algodão e pela atividade criatória, trazida pelos primeiros moradores do local.

Por volta de 1870, já era bem desenvolvida; foi levada a vida pelo Decreto Lei Estadual 1.164, de 15 de novembro de 1938 e finalmente a criação do município aconteceu em 24 de abril de 1959, por força de Lei 2.046.

O Frei Damião de Bozzano, religioso peregrino muito venerado no Nordeste Brasileiro, após uma grande festa pastoral no município, denominou o local como Campo de Santana, por ser uma área de planalto muito extenso.

A origem do nome Tacima deriva de uma função de Ita-Cima, palavra de origem tupi-guarani, que quer dizer pedra lisa ou pedra alta. Essa pedra, a qual deu origem ao nome do lugar é atualmente conhecida como Pedra da Boca.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Araruna o distrito de Tacima.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tacima, pela Lei Estadual, n.º 2.046, de 20-04-1959, desmembrado da Araruna. Sede no antigo distrito de Tacima. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-04-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1995.
Pela Lei Municipal n.º 28, de 01-10-1996, o município de Tacima passou a denominar-se Campo de Santana.

Em divisão territorial datade de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Pela Lei Municipal n.º 15, de 23-12-2009, o município de Campo de Santana voltou a denominar-se Tacima.

Em divisão territorial datada de 2009, o município de Tacima (ex-Campo de Santana), é constituído de distritos:Tacima e Campo de Santana.