Serra Redonda

Paraíba

História de Serra Redonda - PB

Serra Redonda Paraíba - PB

No início do ano de 1780, chegaram à vila de Ingá, os irmãos portuguêses, Alexandre José e Pedro de Azevêdo Cruz, este, visitando o interior, encontrou, entre o rio Gurinhém e Pedra Lavrada uma bela elevação que por sua forma, denominou-a de Serra Redonda e nas proximidades, resolveu estabelecer-se, construindo sua residência. Requereu do então governador da Capitania Jerônimo José de Melo e Castro, a doação de uma sesmaria que foi obtida pela concessão nº 773 e mais tarde, em companhia de Manoel da Costa Travassos, Paulo Travassos e Antônio Gonçalves de Medeiros, obteve outra doação, de nº 865, que recebeu o nome de Cáfula. A partir daí, nas proximidades da casa de Pedro Azevedo, desenvolveu-se o núcleo populacional que deu origem a atual cidade de Serra Redonda.

Gentílico: serra-redondense

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Ingá o distrito de Serra Redonda.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Serra Redonda, pela lei estadual nº 922, de 17-12-1953, desmembrado de Ingá. Sede no antigo distrito de Serra Grande. Constituído distrito sede. Instalado em 30-12-1953.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.