Serra Branca

Paraíba

História de Serra Branca - PB

Serra Branca Paraíba - PB

A REGIÃO do Cariri foi habitada por índios cariris, hábeis oleiros. Próximo de Campina Grande, que se iniciava como vila comercial e caminho de tropeiros, atraiu habitantes de outros lugares interessados em adquirir terras férteis.

A primeira fazenda de gado, implantada por volta de 1820, recebeu o nome de Jericó. Em 1825 chegou José Pequeno e fundou uma propriedade às margens do rio Porção, com o objetivo de se proteger das grandes estiagens.

Pouco tempo depois, Francisco Aprígio de Vasconcelos Brandão, instalando sua propriedade, comprou terras dos herdeiros de Souza Leão, talvez um dos primeiros moradores do local.

Vindo de Recife, em 1877, Antero da Cunha Torreão, fixou-se como comerciante e proprietário da fazenda Melada. Com ele, veio Francisco José Limeira que, em 1889, doou terras para a construção da capela.

Em 1943, o topônimo foi mudado para Itamorotinga - em tupi: pedra-mó-toda-branca, ou simplesmente, pedra branca, alusão à serra Jatobá.

Com o antigo nome de Serra Branca foi elevada à Cidade em 1947 e nela fixava a sede do Município, situação que permaneceu até 1951. A emancipação política foi alcançada em 1960.

Gentílico: serra-branquense

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de São João do Cariri
o distrito de Serra Branca. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto-lei nº 520, de 31-12-1943, o distrito Serra Branca passou a denominar-se
Itamorotinga.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Itaporanga ex-Serra Branca, figura no município de São João do Cariri.

Por ato das disposições transitórias constitucionais deste Estado promulgado em 11-06-1947, o distrito Serra Branca ex-Itamorotinga passa a ser a sede do município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Serra Negra ex-Itamorotinga, figura com sede no município de São João do Cariri.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de municipio com a denominação de Serra Branca, pela lei estadual nº 2065, de 27-04-1959, desmembrado de São João do Cariri. Sede no antigo distrito de Serra Branca. Constituído de 4 distritos: Serra Branca, Coxixola, Santa Luzia do Cariri e Sucuru, todos desmembrados do município de São João do Cariri. Instalado em 10-04-1960.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Serra Branca, Coxixola, Santa Luzia do Cariri e Sucuru
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Pela lei estadual nº 5910, de 29-04-1994, desmembra do município de Serra Branca o distrito de
Coxixola. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 3 distritos: Serra Branca, Santa Luzia do Cariri e Sucuru.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais
Serra Branca para Itamorotinga alterado, pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943. Itamorotinga para Serra Branca alterado, por Ato das Disposições Transitórias Constitucionais do Estado da Paraíba Promulgado em 11-06-1947.