São Domingos

Paraíba

História de São Domingos - PB

Não se sabe com exatidão qual a primeira exploração de terras no município de São Domingos. A região foi desbravada por Teodósio de Oliveira Ledo, seus irmãos e filhos, a exemplo da maioria das cidades do Sertão Paraibano. Segundo o historiador Wilson Nóbrega Seixas, naquela época, construía-se um curral para criação de gado, de madeira pau a pique e junto a ele se erguia uma casa de taipa para moradia do vaqueiro encarregado de cuidar do rebanho.

Com a quase extinção dos indígenas e a catequese dos restantes, os proprietários vieram fixar residência nas terras, daí nascendo a Casa Grande. Em seus arredores se agrupavam as choupanas dos vaqueiros e agregados. O dono da Casa Grande era orientador da população e defensor dos seus interesses. Em torno das fazendas nasceram os primeiros povoados da região. Era a civilização do couro, de que nos fala Capistrano de Abreu. Era condição indispensável para quem queria sesmaria, a que construísse um curral de gado em cada légua dentro do prazo de um ano e o regime latifundiário adotado pela família Oliveira Ledo, não impedia que outros colonos fundassem fazendas e sítios.

O arraial de Formiga foi dado a Teodoro Alves de Figueiredo, sobrinho de Teodósio de Oliveira Ledo; São Lourenço pertenceu a Vicente Carvalho de Azevedo; Boa Vista a Jacinto Alves de Figueiredo, cunhado de Teodósio, herança de seu sogro, Custódio de Oliveira Ledo.

Em 1863, um filho do Capitão-Mor, Manoel Ferreira de Sousa (provavelmente Manoel Ferreira Nobre ou José Ferreira Nobre, o Padre Nobre, citado no hino Oficial de Pombal), comprara o Sítio São Domingos, pertencentes à Família Formiga, em que figuravam terras, casas, açudes, cercados, cana de açúcar e outros bens. Cultivavam-se também naquele tempo milho, feijão e arroz. Porém, antes de qualquer outra atividade o regime pastoril dominava por aqui.

A primeira missa foi celebrada pelo padre Valeriano Pereira de Sousa debaixo de talada de madeira e palha trazidas pelo senhor Francisco Faustino, natural de Pombal, residente no distrito de Arruda Câmara. Em 1944, foi construída a capela em alvenaria. No dia 3 de outubro de 1945, foi realizada a primeira feira com a venda de farinha, rapadura, carne e outros gêneros alimentícios existentes na região. Em 4 de agosto de 1949, o monsenhor Vicente de Freitas trouxe a imagem de São Domingos de Gusmão que se tornou o padroeiro do povoado. Nesta mesma data foi realizada a Festa de Barraca na capela local. No dia 15 de Novembro de 1993, foi realizado um Plebiscito, que foi o primeiro rumo à categoria de cidade.

Distrito criado com a denominação de São Domingos, pela Lei Estadual nº 4.111, de 22-11-1979, subordinado ao município de Pombal.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de São Domingos, figura no município de Pombal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Elevado à categoria de município, com a denominação de São Domingos de Pombal, pela Lei Estadual n.º 5.902, de 29-04-1994, alterado pela Lei Estadual nº 6.422, de 27-12-1996, desmembrado de Pombal. Sede no antigo distrito de São Domingos. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1999, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei n.º 132, de 17-03-2003, o município teve sua nomenclatura simplificada para São Domingos.

Em divisão territorial datada de 2014, o município é constituído do distrito sede.