Pirpirituba

Paraíba

História de Pirpirituba - PB

Pirpirituba Paraíba - PB

O município de Pirpirituba, deve o seu topônimo, segundo os estudiosos do assunto, a corruptela da palavra tupi-guarani Peri-peri-tuba que significa onde nasce o junco em face da abundância dessa ciperácea na região.

Situado no território onde originou o município de Guarabira, do qual foi parte integrante, Pirpirituba foi das primeiras áreas a serem percorridas pelo homem branco-portugueses e holandeses, estes por volta de 1641, em busca das riquezas da serra de Cupaoba situada na mesma região.

Pouco se sabe em relação a evolução histórica do município. Sabe-se, porém, que os fazendeiros Luiz Correia de Melo e Lourenço Cordeiro, pela segunda metade do século XIX, estabeleceram em suas fazendas os primeiros núcleos populacionais, sob a toponímia de Pirpirituba, que rapidamente se desenvolveram, graças ao cultivo e ao comércio do algodão.

A povoação foi elevada a categoria de vila em 1938, apesar de ser distrito de Guarabira desde 1892, até ser emancipado em 1953.

Gentílico: pirpiritubense

Em divisões territoriais datadas 31-XII-1936 E 31-XII-1937, figura no município de Guarabira, o distrito de Pirpirituba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pirpirituba, pela lei estadual nº 972, de 02-12-1953, desmembrado de Guarabira. Sede no antigo distrito de Pirpirituba. Constituído de distrito sede. Instalado em 30-12-1953.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.